Dicas da New Holland

5 dicas para o plantio de soja

26 Apr 24
3 min
01

Este é um dos principais grãos plantados no país e oferece muitas vantagens para quem investe. Confira aqui dicas para começar o cultivo e plantio de soja.

O plantio de soja faz do Brasil um dos maiores produtores do mundo e possui um alto consumo, tanto em importação quanto exportação. Este grão, além de ser um dos principais cultivados no país, tem um papel importante em nosso desenvolvimento econômico.

Se você possui interesse sobre este tipo de cultivo, confira as dicas que preparamos para tornar o plantio de soja mais eficiente e com alta produtividade para a sua lavoura.

Quais as características do plantio de soja?

A soja tem origem asiática, mais especificamente na China e no Japão. Pertence à família Fabaceae, sendo uma leguminosa semelhante ao feijão e à ervilha. Para se desenvolver de maneira saudável, ela precisa de calor e frio moderados.

A planta tende a não se desenvolver muito bem em climas mais secos. Nessas condições, é preciso usar sistemas de irrigação artificial para que a semente tenha o resultado esperado, o que pode tornar o plantio caro.

Quem tem interesse em cultivá-la, precisa ter vários cuidados para conseguir uma colheita bem-sucedida. Caso contrário, os prejuízos tanto com a perda da safra quanto nos valores investidos podem ser grandes.

Dicas para plantio e cultivo de soja

1. Prepare o solo corretamente

É importante que o solo onde será plantada a soja tenha boa qualidade. Então, a primeira coisa a fazer é preparar a terra para os grãos. Inicie escolhendo um local adequado, com espaço suficiente para comportar a plantação. Na preparação da terra, remova os restos das plantações anteriores, pois eles podem atrapalhar o desenvolvimento dos pés.

2. Faça a adubação da terra

Enriqueça o solo com substâncias fertilizantes para potencializar os nutrientes. O indicado é revirar o solo e adicionar tais componentes. Também é recomendado o uso de pesticidas, desde que não sejam muito agressivos. Estes devem ter capacidade suficiente para afastar as pragas da plantação, ajudando em seu desenvolvimento.

3. Respeite as indicações para semeadura

O plantio de soja deve levar em conta a quantidade máxima de sementes por determinada área. Isso porque a proximidade entre duas sementes pode fazer com que elas tenham que dividir os recursos disponíveis, como água e nutrientes da terra. Essa disputa por espaço pode prejudicar seu desenvolvimento individual, refletindo na produtividade da lavoura.

4. Planeje a irrigação

Quando não for possível contar com o período de chuvas regulares, o indicado é investir na irrigação para que o plantio de soja fique bem hidratado. Isso deve ser feito de acordo com o tamanho da plantação, sendo que para espaços pequenos pode até ocorrer de maneira manual. Já as grandes plantações precisam do método mecânico para que a água chegue na quantidade certa em todas as sementes.

5. Estenda as especificações da colheita

Os grãos da soja estão prontos para colheita quando apresentarem um teor de 15% a 16% de água. Para a retirada da lavoura, quando em grande quantidade, é necessário o uso de colheitadeiras profissionais. Tão importante quanto seu plantio, o armazenamento também deve receber uma atenção especial. Alguns produtores preferem deixá-la nas cooperativas para que seja acondicionada da maneira correta.

Tem interesse em ler mais sobre tipos de plantio? Continue aqui o blog do Consórcio New Holland!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!