Mundo Agrícola

Planejamento agrícola: 7 dicas de como fazer

29 Mar 24
2 min
01

O planejamento agrícola é um grande divisor de águas entre produtores profissionais e amadores. Por isso, listamos 7 dicas para ajudar você em montar o seu!


Planejamento é fundamental para todas as áreas de nossa vida. E o planejamento agrícola não foge a regra! Ele deve ser utilizado pelas fazendas como uma das estratégias para melhorar a produtividade e resultados.

Contar só com a sorte é arriscado. Se basear em experiências do passado pode te deixar para trás.

Por isso, quem quer lucratividade foca em organização e em planos para o futuro!

O que é planejamento agrícola?

O planejamento agrícola é um grande divisor de águas entre produtores profissionais e amadores. Quando bem elaborado, representa grande vantagem competitiva e pode fazer a diferença entre se ter um resultado econômico positivo ou negativo. 

Basicamente ele engloba o conhecimento de todos os processos de produção – do manejo dos solos, aplicação de insumos, colheita até a venda do produto final.

Seu objetivo é aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade da fazenda, além de preparar para eventos inesperados, como adversidades do clima, aumento do valor de defensivos entre outros.

Dicas para colocar o planejamento agrícola em prática

1. Levante todos os dados que você tem até agora

Reúna todos os registros, anotações e dados que o permitam ter uma visão geral de como anda sua fazenda. Isso é fundamental, já que esse olhar macro vai ser a base de um planejamento sólido e eficiente.

2. Cheque as condições do seu maquinário agrícola

Você sabia que mais de 25% dos custos provenientes de reparo podem ser cortados se a manutenção do maquinário agrícola for realizada rotineiramente? A informação é da Companhia Nacional do Abastecimento e mostra a importância da revisão do maquinário. 

Além de garantir o bom funcionamento e maximizar a vida útil dos equipamentos, você evita ter que parar a produção porque uma das máquinas está quebrada.

3. Defina o orçamento para o ano safra

O orçamento deve envolver todos os dados financeiros envolvidos na produção - receitas, despesas e investimentos. Quando bem planejado, ele permite aos administradores da fazenda a tomada de decisão mais racional e lucrativa para o negócio.

4. Planeje o calendário de atividades do ano agrícola

O calendário auxilia no planejamento agrícola, orientando sobre a época correta para o plantio, a colheita, adubação e inúmeras outras informações.

5. Monitore o planejado e o realizado com frequência

Reunir um monte de informações e não acompanhá-las pode não trazer os resultados esperados. Por isso, procure monitorar o que já foi feito e os pontos frágeis do seu planejamento. Só assim você terá certeza de que está indo no caminho certo.

6. Analise os resultados para planejar o próximo ano

Após a safra colhida e vendida reveja seu planejamento agrícola. O que deu certo continue a fazer, o que não deu resultado repense e melhore os processos. Desse jeito você saberá exatamente onde melhorar e cada safra irá se aperfeiçoar mais e melhor.

7. Separe parte do lucro para investimentos e melhorias

Este é um ponto crucial do planejamento agrícola, já que é possível melhorar a produção com o uso de equipamentos modernos e automatizados. Porém, para isso é preciso investimento. Separar uma parte do lucro das plantações anteriores pode contribuir para a renovação de sua fazenda.

O Consórcio New Holland é uma excelente opção para investimento em equipamentos agrícolas. Confira!



Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!