Dicas da New Holland

Tipos de lance no consórcio: como aumentar suas chances de contemplação?

19 Apr 24
3 min
01

Não sabe como funcionam os lances no consórcio? Confira neste texto as dicas que selecionamos para ajudar você a aumentar suas chances de contemplação!

O sistema de lances é um dos pontos que gera mais dúvidas em quem está pensando em aderir a um consórcio. Afinal, vale a pena dar lance no consórcio? Como isso funciona na prática? É possível aumentar as chances de contemplação?

Se você está pensando em contratar um consórcio de veículos, mas ainda não tem certeza se é um bom negócio, não se preocupe! Neste texto, vamos ajudar você a entender como funciona o sistema de lances no consórcio. Confira!

As formas de contemplação em um consórcio de veículos

Existem duas maneiras de ser contemplado em um consórcio de veículos: por meio do sorteio, que é a forma mais tradicional de contemplação, e através de lances. A segunda forma é a mais indicada para quem quer acelerar o processo de receber o crédito.

No primeiro caso, todos os consorciados possuem a mesma chance de ter sua cota contemplada, uma vez que o sorteio ocorre de modo aleatório. Já no segundo, o consorciado pode tentar adiantar sua contemplação através da oferta de lance.

Como funcionam os lances em um consórcio?

O lance no consórcio é uma forma de obter o crédito antes do previsto. Se trata do adiantamento dos valores das parcelas futuras. Ele deve ser informado antes da assembleia mensal, bastando entrar em contato com a administradora para indicar o valor e oficializar o processo.

Após a contemplação, ou seja, caso o lance dado seja o vencedor, o consorciado apresenta os documentos exigidos e tem ocrédito liberado para comprar o bem de interesse.

Quais são os tipos de lances?

Lance livre

Este é o mais comum lance no consórcio. Nesta modalidade, o consorciado avisa à administradora que pretende dar um lance. A regra aqui é ofertar pelo menos 1% da carta de crédito. E a contemplação ocorre como em um leilão: quem oferecer mais, ganha.

Lance fixo

Já neste modelo, é a administradora quem define previamente o valor fixo que será necessário para participar. Isso ocorre antes da assembleia. O percentual determinado varia de acordo com cada empresa. Nesse caso, o consorciado já sabe exatamente quanto deve ofertar.

Lance embutido

Também conhecido como lance facilitado, ele funciona de modo que o participante do consórcio possa usar parte do crédito para dar um lance. Ou seja, se o valor total dele for de R$ 60 mil e você ofertar 20%, estará dando um lance de R$ 12 mil. Nesse caso, ainda é possível completar a oferta com o próprio recurso.

💡 Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre os tipos de lance no consórcio.

Qual é o melhor momento para ofertar um lance?

É importante aguardar alguns meses depois que iniciar o consórcio para dar um lance, já que neste período há uma maior procura por isso. Vale também acompanhar as assembleias para ter uma ideia do valor médio oferecido.

Por fim, é preciso também estar de olho nas sazonalidades, como meses de baixa concorrência ou quando há recebíveis de renda extra, como o 13º salário, pois são períodos que podem aumentar a procura por lances.

Agora que você já sabe como ofertar lance no consórcio, que tal fazer uma simulação e começar um investimento seguro? 

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!