///////

Tem alguma dúvida?
Fico feliz em ajudar!

Dicas da New Holland

Plantio mecanizado: 4 tecnologias que estão mudando o setor

17 May 21
3 min
01

Você tem acompanhado as inovações que impactam positivamente o plantio mecanizado? Muitas funções podem ser aprimoradas com as ferramentas certas. Confira!

A evolução tecnológica sempre esteve presente no agronegócio, em todas as suas etapas. O plantio mecanizado é um processo que está em constante aprimoramento, junto às máquinas que aumentam a produtividade.

Atualmente, é possível contar com várias ferramentas tanto para o meio de produção quanto para a administração e gestão dos processos. Ou seja, há aplicações digitais que facilitam o trabalho no campo, otimizando tempo e aprimorando as técnicas utilizadas.

Neste texto, você vai conhecer 4 tecnologias aplicadas à agricultura que estão revolucionando o plantio mecanizado. Continue lendo!

Telemetria

Relacionada ao ato de medir distâncias, a telemetria se sustenta por meio de um sistema de comunicação sem fio, como o wireless, para identificar e coletar dados de máquinas, equipamentos e veículos, por meio de sinais radiográficos ou via satélite. 

Ela permite que informações sobre o ambiente, as operações e a lavoura sejam analisadas e usadas para estratégias de otimização dos meios de produção. Assim, o plantio mecanizado pode se destacar na velocidade, singularidade, rendimento, etc.

Exemplos dessas aplicações são a Telemetria Plm Connect e a Intelliview IV, soluções oferecidas pela New Holland.

Drones, sensores e a Internet das Coisas (IoT)

Com relação ao plantio mecanizado, o drone, por exemplo, pode ser usado para captar imagens que possibilitem o monitoramento e desenvolvimento da lavoura, com relação a pragas e outros problemas que possam surgir.

Os sensores também não ficam para trás, uma vez que são adotados para identificar informações quanto ao cultivo, o solo e outros procedimentos essenciais no campo. Isso porque a agricultura tem passado por várias mudanças com a evolução trazida pela Internet das Coisas (IoT).

Dessa forma, torna-se possível gerar dados para serem analisados e usados com o objetivo de facilitar e otimizar as funções no campo, assim como ajudar nas tomadas de decisão e na produtividade dos negócios.

Tratores autônomos e pilotos automáticos

As máquinas equipadas com as melhores ferramentas tecnológicas estão permitindo o monitoramento do plantio mecanizado linha a linha, além de controlar seções automaticamente. 

Podemos citar como exemplos o sistema de piloto automático IntelliSteer, que oferece total controle de direção, e o Sistema De Direção De Implemento, que ajuda a aumentar a precisão do plantio.

Ferramentas digitais de gestão

Outra tendência do plantio mecanizado são as ferramentas digitais focadas na gestão de dados, que permitem a otimização das informações para tomadas de decisão.

Por exemplo, podemos citar o Software de controle da água PLM™, que oferece a gestão de água de drenagem.

Há também o Software de mapeamento PLM™, com foco na manutenção de registros de campo e o Software de visualização PLM™, que possibilita a leitura e gravação de vários dados de clientes e das fazendas.

GPS

É importante ressaltar que, basicamente, todas as tendências apresentadas anteriormente dependem do uso de GPS. Portanto, essa tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no agronegócio. Por exemplo, o nível de precisão destas e outras aplicações da New Holland chegam a mais ou menos 2,5 cm.

---
Por fim, agora que você conheceu as tendências tecnológicas quanto ao plantio mecanizado, saiba que o Consórcio New Holland, além de ser uma ótima alternativa para renovar o maquinário, pode aumentar a produtividade da sua propriedade. 

E isso pode ser feito com tratores e implementos de última geração, compatíveis com todas as tecnologias que mencionamos até agora. Faça uma simulação e veja os benefícios!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!