Educação Financeira

O que tem na parcela de um consórcio de trator?

28 Mar 24
3 min
01

Você tem dúvidas sobre quais taxas estão inclusas na parcela do consórcio? A gente explica item por item para acabar de vez com essa questão. Confira!

A compra de máquinas agrícolas exige um grande investimento. E uma boa opção para quem deseja renovar a frota, mas não tem todo o dinheiro em mãos, é o consórcio.

Porém, uma dúvida de muitos agricultores é em relação à parcela do consórcio de trator. Se este assunto também provoca incertezas em você, confira todas as respostas neste blog post. Boa leitura!

Como funciona um consórcio de tratores?

O consórcio é a reunião de pessoas com um interesse comum em comprar determinado bem, como um trator, por exemplo, mas que não contam com dinheiro suficiente para fazê-la à vista.

Para isso, o grupo de pessoas que se reúne para formar o consórcio se propõe a pagar uma parcela mensalmente. Este montante arrecadado por todos, que é chamado de fundo comum, permite a um participante a compra do bem. Para isso, é realizado um sorteio, no qual todas as pessoas terão a mesma chance de ganhar a carta de crédito - que dá o direito à compra - mas só uma é contemplada. 

Uma segunda opção é a oferta de lance, que aumenta as chances de contemplação, visto que se pode ofertar um valor para adiantar as parcelas do consórcio e, com isso, receber a carta de crédito sem depender da sorte através do sorteio. 

Todo o processo de reunir as pessoas e fazer os sorteios é feito por uma administradora de consórcio, dando a garantia até o último participante ser contemplado.

 

O que compõe a parcela de um consórcio?

A parcela do consórcio de trator é composta por três fatores obrigatórios e um opcional. Confira: 

  • Fundo comum: é a base para todas as parcelas no consórcio, responsável pelo pagamento do bem desejado;
  • Fundo de reserva: este é o montante que protege os participantes de quaisquer emergências, como atraso ou inadimplência de algum membro;Este valor é devolvido para cada consorciado caso não seja utilizado pelo grupo.
  • Taxa de administração: corresponde ao pagamento do serviço realizado pela administradora do consórcio, para que tudo ocorra bem até o último participante ter em mãos sua carta de crédito;
  • Seguro: este é o único fator da parcela que é opcional. No entanto, como a compra de um trator é um investimento de alto valor, a recomendação é que haja adesão por parte do consorciado. Dependendo da empresa, algumas administradoras exigem sua contratação, sendo que o valor é variável.

 

Como os fundos e taxas são calculados?

Agora que você entende como é composta uma parcela do consórcio de trator, vamos explicar como elas são calculadas.

Comecemos pelo Fundo comum

  • Tem como base o valor total da carta de crédito adquirida e é dividido pelo número de meses de duração do seu plano. Isso quer dizer, por exemplo, que em um consórcio de 60 meses, o valor corresponde a 1,6667% do total em cada parcela (100÷60).

Taxa de administração:

  • O valor é inferior ao fundo comum. Como cada empresa determina sua porcentagem, vamos usar um exemplo fictício de 14% do valor total da carta de crédito. Este valor também é diluído conforme o número de parcelas. No exemplo dos 60 meses, ele corresponderia a 0,2333% por mês.

Fundo de reserva:

  • Segue a mesma forma de cálculo da taxa de administração, sendo que geralmente a porcentagem é um pouco mais baixa. Por exemplo, num consórcio que tem uma taxa de fundo de reserva de 1% do valor total da carta de crédito, significa dizer que ele equivale a 0,0167% por parcela.
  • Como falamos em relação ao seguro, o fundo de reserva vai depender do contrato que você irá fechar com a administradora do seu consórcio.

Vantagens do consórcio de tratores

Como o consórcio é uma forma de compra programada, você consegue renovar sua frota mesmo não tendo todos os recursos financeiros de uma só vez.

Além disso, a parcela do consórcio de trator é bastante inferior à de outras modalidades, como a do financiamento, que acaba pesando devido às altas taxas de juros.

Por fim, esta é uma maneira segura e sem burocracia para você adquirir equipamentos com mais tecnologia, mantendo sua frota sempre atualizada.

Aproveite e faça uma simulação no site do Consórcio New Holland!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!