Dicas da New Holland

Assembleia de consórcio: o que é e como funciona

19 Apr 24
2 min
01

Você sabia que a assembleia de consórcio é um evento aguardado entre os consorciados? Nela, muitas definições importantes acontecem. Entenda como funciona!

A assembleia de consórcio é uma etapa esperada e rotineira para quem é consorciado. É justamente por isso que uma das maiores dúvidas de quem está pensando em fazer um consórcio é sobre o que ela é e como funciona.

Considerando que muitas definições importantes acontecem durante a assembleia de consórcio, elaboramos este post com informações necessárias para ajudar você a entender tudo sobre o assunto. Acompanhe!

O que é uma assembleia em consórcio?

A palavra “assembleia” significa reunião de pessoas com interesses em comum, ou seja, se trata de um evento em que pessoas se agrupam para discutir sobre os temas e assuntos de interesse.

A assembleia de consórcio segue o mesmo princípio. Por exemplo, se você faz um consórcio de tratores, será convidado para reuniões mensais com os demais membros e a administradora do consórcio.

Desse modo, os integrantes são convocados em encontros para se atualizarem sobre o andamento do consórcio e discutirem questões relacionadas. Para isso, as assembleias são agendadas previamente de acordo com cada grupo.

Vale ressaltar que o Banco Central, entidade que fiscaliza os consórcios, obriga a execução de assembleias. Nelas, os consorciados podem participar das decisões tomadas e, ainda, exercer o direito ao voto.

Para que serve a assembleia?

A assembleia de consórcio serve para a constituição de grupos de consórcio que, de acordo com a Lei 11.795/2008, só podem ser formados após a primeira reunião realizada. Nesse momento, a administradora organiza o grupo, distribui as cotas e define representantes fiscais.

Ainda, nelas são realizados os sorteios dos contemplados e é quando há também a divulgação dos lances vencedores.

Outras questões podem ser pautas desses encontros, como resoluções e definições sobre o funcionamento do grupo, informações a respeito do andamento do consórcio, demonstrações financeiras e eventos excepcionais.

Como e por que as assembleias são convocadas?

Primeiramente, vale saber que existem dois tipos de assembleia de consórcio que podem ser convocadas: a Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária.

A primeira é a periódica, convocada para a contemplação dos participantes e a divulgação de lances, por exemplo. Nesse caso, a administradora é quem convoca os participantes de acordo com o contrato.

Já a segunda, é uma reunião excepcional para tratar de assuntos que precisam ser submetidos à apreciação de todos. Nesse cenário, tanto a administradora quanto os consorciados podem convocar, desde que o número de solicitantes seja igual ou superior a 30% dos participantes ativos.

Como funcionam os lances e sorteios?

Na assembleia de consórcio, mais especificamente nos sorteios, há a definição aleatória dos contemplados que terão direito ao crédito. É nesse momento que todos os participantes terão a mesma chance de contemplação, mas é preciso estar com as parcelas em dia para participar. 

Já os lances funcionam como leilões, para todos que desejam concorrer, pois resultam em contemplações por ofertas. Nesse caso, os participantes ofertam valores livres ou fixos para que seja contemplado um lance vencedor, o qual terá o crédito disponível.

E então, conseguimos ajudar você a entender o que é e como funciona a assembleia de consórcio? Esperamos que sim. Mas, não saia daqui com dúvidas! Consulte outros conteúdos no blog da New Holland para entender ainda mais vantagens desse investimento!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!