Dicas da New Holland

5 dicas para diminuir as perdas da colheita

28 Mar 24
3 min
01

Está com problemas de perdas na colheita da fazenda? Então confira algumas dicas em nosso blog post para reverter esta situação.

A colheita é um momento de extrema relevância para qualquer agricultor. Afinal, nela está depositado todo o trabalho desenvolvido por meses. No entanto, esse período torna-se preocupante quando ocorrem perdas na colheita, que podem ser causadas por uma série de fatores.

A boa notícia é que essa situação pode ser revertida a partir da adoção de alguns cuidados. 

Você já passou por isso ou quer estar preparado caso tenha desperdícios nas colheitas da sua fazenda? Acompanhe cinco dicas que podem te ajudar a reverter este problema.

1.   Avalie as perdas

Em algumas culturas as perdas são toleradas até certo limite. Por exemplo, na plantação de soja o máximo é de 60kg de grãos por hectare. Isso está relacionado, principalmente, às características da planta e aos processos de colheita.

Uma das metodologias utilizadas para mensurar a existência de perdas na colheita é a de contagem e pesagem dos grãos. Também é possível utilizar um copo medidor volumétrico, o qual foi desenvolvido na década de 80 pela Embrapa Soja. Assim que constatado o desperdício, é preciso identificar onde está o problema e corrigi-lo o quanto antes.

2.   Planeje o momento ideal para cada colheita

A condição climática pode interferir diretamente nas perdas da colheita. Por isso, é necessário planejar o momento ideal para a retirada da safra. Chuvas e ventos fortes, por exemplo, podem fazer com que muitos grãos caiam no chão e sejam desperdiçados. Outro fator é o grau da umidade do produto colhido, que pode apresentar fungos ou diminuição de qualidade. Então, contar com um bom planejamento de colheita é essencial para o sucesso da safra.

  1.   Invista em tecnologia de monitoramento

O uso da tecnologia possibilita uma série de benefícios, e para a agricultura não é diferente. Com a ajuda de softwares e equipamentos é possível monitorar de maneira inteligente, via satélite, tudo o que acontece na fazenda. Isso inclui, por exemplo, o diagnóstico das áreas mais e menos férteis e a localização de infestações de pragas.

Especificamente na colheita, a tecnologia pode ajudar na identificação dos talhões da lavoura que já estão prontos e por quais trechos as máquinas podem passar. Sem dúvidas, todos esses recursos tecnológicos contribuem para evitar perdas na colheita.

4.   Preste atenção na velocidade da máquina

Com qual velocidade a sua colheitadeira está passando sobre a lavoura? A resposta pode te ajudar a descobrir por que estão ocorrendo algumas perdas na colheita. Ao passar com muita rapidez, o trator acaba provocando quedas e perda dos grãos no solo. No caso da soja, por exemplo, a velocidade da colheitadeira deve ser de 4,5km/h a 6,5km/h. Acima disso, ocorre quebra das vagens da plantação, reduzindo a quantidade a ser colhida devido ao desperdício provocado.

5.   Mantenha os equipamentos de colheita em perfeito estado

Manter o maquinário agrícola em dia é uma garantia de que ele funcionará dentro das condições desejadas, realizando um bom desempenho na colheita. Ao contrário do que muitos pensam, a manutenção não deve ser encarada como uma despesa extra, mas como um investimento. Isso porque colheitadeiras em péssimo estado podem, eventualmente, quebrar durante o período de colheita, certamente atrasando toda a programação.

Verifique as peças que mais sofrem impactos, estas são as que mais necessitam de atenção. Trocar periodicamente as navalhas e fazer a lubrificação das peças, por exemplo, deve estar no topo da lista dos itens vistoriados constantemente.

--
O maquinário é um item importante e que influencia diretamente na colheita. O Consórcio New Holland sabe disso, por este motivo tem o modelo ideal de negócio para você renovar seus equipamentos. Conheça nosso site e confira!

Por Consórcio New Holland
Somos o consórcio para você conquistar o novo maquinário para a sua produção com o melhor negócio.

Fique por dentro de nossas novidades!